Animação da NASA mostra o aumento alarmante do nível do mar nos últimos 30 anos

Apesar de acontecer de forma lenta, o aumento é algo “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”
Por History Channel Brasil em 26 de Junho de 2023 às 15:43 HS
Animação da NASA mostra o aumento alarmante do nível do mar nos últimos 30 anos-0

Uma nova animação da NASA mostra um significativo aumento do nível do mar ao longo dos últimos 30 anos. De acordo com dados de satélites, esse nível subiu mais de 9 centímetros entre 1993 e 2022. Embora isso possa parecer insignificante à primeira vista, a agência espacial dos Estados Unidos diz que trata-se de algo “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”.

Derretimento polar

Criada por Andrew J. Christensen, pesquisador do Estúdio de Visualização Científica da NASA, a animação é vista da perspectiva da escotilha de um barco. Com o passar dos anos, à medida que o planeta aquece e o gelo polar derrete, o nível do mar sobe de forma lenta, mas constante.

Um estudo publicado em março na revista Nature aponta que o derretimento da "Geleira do Juízo Final" poderia aumentar o nível do mar de forma catastrófica. Situada na Antártida, a geleira Thwaites tem uma extensão de 192 mil quilômetros quadrados. Segundo os pesquisadores, seu degelo tem o potencial de afetar regiões costeiras de todo o mundo, provocando uma grave crise humanitária.

Outro estudo anterior, também publicado na revista Nature, sugere que o tempo pode estar se esgotando para proteger a maior camada de gelo do mundo, situada na Antártida. Cientistas estimam que o fenômeno seria capaz de elevar o nível do mar em até 5 metros. Para evitar o pior cenário, seria necessário limitar as temperaturas globais “bem abaixo” dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais, como determina o Acordo de Paris.

NASA