Astrônomos encontram asteroide de 4 bilhões de anos praticamente indestrutível

Novo estudo levantou informações que podem ser decisivas para evitar que um objeto do tipo colida com a Terra
Por History Channel Brasil em 26 de Janeiro de 2023 às 16:34 HS
Astrônomos encontram asteroide de 4 bilhões de anos praticamente indestrutível-0

Ao analisar amostras de um asteroide gigantesco, cientistas da Universidade Curtin, na Austrália, descobriram que ele é praticamente indestrutível. Batizado de Itokawa, ele mede 500 metros de comprimento e está situado a cerca de dois milhões de quilômetros da Terra. Segundo os pesquisadores, o estudo levantou informações que podem ser decisivas para evitar que um objeto assim colida com o nosso planeta no futuro.

Asteroide tão antigo quanto o Sistema Solar

Os cientistas estudaram três minúsculas partículas de poeira coletadas da superfície do asteroide pela sonda Hayabusa 1, da Agência Espacial Japonesa. Os resultados do estudo mostraram que o objeto é difícil de destruir e resistente a colisões. Os pesquisadores também descobriram que o Itokawa é quase tão antigo quanto o próprio Sistema Solar, tendo sido formado há pelo menos 4,2 bilhões de anos.

"Ao contrário dos asteroides monolíticos, o Itokawa não é um único pedaço de rocha, mas pertence à família das pilhas de escombros, o que significa que é inteiramente feito de pedregulhos e pedras soltas, com quase metade sendo espaço vazio", disse Fred Jourdan, líder do estudo. Segundo ele, até agora acreditava-se que objetos desse tipo não alcançavam uma durabilidade tão longa.

Nick Timms, coautor do estudo, disse que a durabilidade desses asteroides compromete a capacidade de projetar estratégias de defesa no caso de um deles estar se aproximando da Terra. “A boa notícia é que também podemos usar essa informação a nosso favor – se um objeto for detectado tarde demais para um impulso cinético, podemos usar uma abordagem mais agressiva, como a onda de choque de uma explosão nuclear para desviar o asteroide de pilha de escombros de seu curso sem destruí-lo", completou.

Universidade Curtin, via EurekAlert