Pesquisadores observaram que as rajadas de raios gama são emitidas regularmente em direção à Terra
Por History Channel Brasil em 06 de Dezembro de 2023 às 11:39 HS
Bolha perto do buraco negro no centro da Via Láctea emite pulsos a cada 76 minutos-0

Uma dupla de pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México investigou algo inusitado vindo das proximidades de Sagittarius A*, o buraco negro no centro da Via Láctea. Em um novo estudo, eles revelaram a descoberta de uma bolha que tem disparado rajadas regulares de raios gama de alta energia em direção à Terra. Segundo os cientistas, essas emissões se repetem a cada 76,32 minutos.

Fonte das emissões

O fenômeno foi observado pela primeira vez em 2021. Como o buraco negro em si não emite radiação, os cientistas coletaram dados registrados pelo Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi entre junho e dezembro de 2022 para tentar entender o que estava acontecendo. Ao analisar as informações, os pesquisadores concluíram que a fonte das emissões é provavelmente uma bolha de gás quente que orbita Sagittarius A*.

Segundo os pesquisadores, esses pulsos têm uma periodicidade de quase exatamente metade das erupções de raios X que foram registradas também vindas de perto de Sagittarius A*. Isso sugere que há uma conexão entre os dois fenômenos. O estudo sobre a descoberta, assinado por Gustavo Magallanes-Guijón e Sergio Mendoza foi publicado na plataforma científica arXiv, mas ainda não foi revisado por pares.

A descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor os ambientes em torno dos buracos negros supermassivos. O Sagittarius A* está situado a cerca de 26 mil anos-luz da Terra. Em 2022, ele foi fotografado pela primeira vez.

Space.com e Science Alert