Em 1783, John Michell teorizou sobre um tipo de objeto celeste que ele chamava de "estrelas escuras"
Por History Channel Brasil em 09 de Março de 2024 às 16:02 HS
Cientista propôs a existência dos buracos negros 130 anos antes da teoria de Einstein-0

Em 1915, Albert Einstein publicou sua Teoria da Relatividade Geral, na qual previu a existência de objetos celestes nos quais a gravidade seria tão intensa que nem mesmo a luz poderia escapar deles. Mais tarde, essa ideia serviu como base para o descobrimento dos buracos negros. No entanto, poucos sabem que 130 anos antes, outro cientista propôs um conceito muito similar.

"Estrelas escuras"

O filósofo, geólogo e astrônomo inglês John Michell teorizou em 1783 sobre um tipo de objeto celeste que ele chamava de "estrelas escuras". Michell acreditava que, se existisse uma estrela com uma densidade similar à do Sol, mas com um raio cerca de 500 vezes maior, sua gravidade seria tão intensa que sua luz seria incapaz de escapar de sua superfície, tornando essa estrela invisível.

Michell estava equivocado em algumas das características propostas, mas a ideia, sem dúvida, era muito similar, e até mesmo o método proposto por ele para detectar suas "estrelas escuras" é semelhante ao método utilizado atualmente para descobrir os buracos negros. Sua teoria era tão avançada que acabou sendo ignorada na época.

A ideia de buracos negros foi redescoberta em 1916, depois que Einstein publicou sua teoria da gravidade. Baseado nela, o astrônomo e físico Karl Schwarzschild resolveu as equações para o caso de um buraco negro, que ele imaginava como um volume esférico de espaço distorcido em torno de uma massa concentrada e completamente invisível para o mundo exterior.

O conceito que explica os buracos negros era tão radical, de fato, que o próprio Einstein tinha fortes dúvidas a respeito. Ele concluiu em um artigo de 1939 no periódico Annals of Mathematics que a ideia não era "convicente" e que o fenômeno não existia "no mundo real".

O trabalho de Robert Oppenheimer e outros levou à ideia de que o objeto previsto por Schwarzschild poderia ser formado pelo colapso de uma estrela massiva. O termo "buraco negro" foi cunhado em 1968 pelo físico John Wheeler, que elaborou mais detalhes sobre suas propriedades.

Muy Interesante, History e American Museum of Natural History