Cientistas da NASA dizem que pode haver vida na Lua

Crateras situadas no polo sul lunar seriam potencialmente habitáveis para micro-organismos
Por History Channel Brasil em 13 de Junho de 2023 às 16:03 HS
Cientistas da NASA dizem que pode haver vida na Lua-0

Durante a missão Artemis III, programada para ser lançada em 2025, a NASA deve enviar os primeiros humanos à Lua após mais de 50 anos. Quando estiverem lá, os astronautas farão trabalhos científicos e conduzirão uma série de caminhadas, explorando a superfície do satélite natural. De acordo com cientistas da agência espacial dos EUA, há até mesmo a possibilidade de que esses estudos resultem na descoberta de vida lunar.

Vida microbiana

Em um estudo recente sobre os potenciais locais de pouso da Artemis III, Prabal Saxena, pesquisador planetário da NASA, e sua equipe relataram que o polo sul lunar pode ter áreas potencialmente habitáveis para micro-organismos. Uma possibilidade é que as crateras situadas em zonas de sombra permanente no polo sul lunar possam abrigar formas de vida microbianas. “Uma das coisas mais impressionantes que nossa equipe descobriu é que, devido a pesquisa recente sobre os intervalos em que certa vida microbiana pode sobreviver, pode haver nichos potencialmente habitáveis para essa vida em áreas relativamente protegidas em alguns corpos sem ar”, disse ele ao site Space.com.

Uma hipótese levantada pelos pesquisadores é que caso houver vida na Lua, ela pode ter se originado na Terra. Seria possível que micróbios de nosso planeta tenham chegado em solo lunar por meio de pedaços da Terra arremessados ao espaço como meteoritos após violentos impactos? Heather Graham, geoquímica da NASA, disse que isso é pouco provável. "Pode ser uma ideia interessante, mas sem dados viáveis esta rota não pode ser incluída neste estudo", afirmou ela ao Space.com.

Outra hipótese é que os seres humanos tenham deixado micróbios na Lua acidentalmente durante visitas anteriores. Graham afirmou que a nossa espécie é considerada a fonte mais provável de uma possível contaminação microbiana lunar. Somente após as pesquisas que serão conduzidas pelos astronautas da Artemis III é que saberemos mais sobre a existência ou não de vida na Lua.

Space.com