Cometa mais brilhante que as estrelas se aproxima da Terra

Batizado de C/2023 A3, ele promete oferecer um espetáculo nos céus em 2024, podendo ser visto a olho nu do Brasil
Por History Channel Brasil em 11 de Março de 2023 às 11:15 HS
Cometa mais brilhante que as estrelas se aproxima da Terra-0

Um novo cometa descoberto no início de 2023 poderá oferecer um espetáculo no céu no ano que vem. Batizado de C/2023 A3, ele está se aproximando da Terra e tem o potencial de apresentar um brilho maior do que o das estrelas, se tornando visível a olho nu, inclusive no Brasil. Astrônomos estimam que esse objeto espacial orbita o Sol uma vez a cada 80.660 anos.

Tão brilhante quanto Vênus

Descoberto de forma independente pelo projeto do telescópio Earth-impact Asteroid Delayed Warning System, na África do Sul, e também por astrônomos do Observatório da Montanha Púrpura, na China, o cometa atualmente encontra-se entre Saturno e Júpiter. De acordo com os pesquisadores, o objeto viaja pelo espaço a mais de 290.000 quilômetros por hora. As primeiras observações indicam que ele tem uma cauda pequena e uma coma (nuvem de poeira e gás que circunda seu núcleo) muito compacta.

Objeto espacial

Estima-se que o C/2023 A3 será visível a olho nu da Terra no segundo semestre de 2024, inclusive no hemisfério sul. Os astrônomos acreditam que ele deve ofuscar muitas das estrelas visíveis no céu noturno da Terra, desde que permaneça inteiro e que não se parta conforme se aproxima do nosso planeta. O objeto espacial poderá se tornar tão brilhante quanto Vênus.

Se o cometa não se partir, poderá ser observado em telescópios amadores a partir de junho de 2024. Ele continuará visível no céu pelos meses seguintes, mas somente em setembro é que ele possivelmente poderá ser avistado a olho nu. Naquele mês, ele afasta-se do Sol e deve começar a aparecer no céu da manhã no hemisfério sul.

Live Science e starwalk.space