Descoberto um oceano oculto sob a superfície de lua de Saturno

Presença de água em Mimas pode dar pistas sobre as condições para o surgimento de vida
Por History Channel Brasil em 10 de Fevereiro de 2024 às 13:01 HS
Descoberto um oceano oculto sob a superfície de lua de Saturno-0

Pesquisadores afirmam que descobriram a existência de um oceano oculto sob a superfície de Mimas, uma das luas de Saturno. Os cientistas conseguiram confirmar a presença da massa de água ao estudar o movimento da órbita do satélite natural por meio de dados da sonda Cassini, da NASA. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature.

Possibilidade de vida?

Ao comparar a solução dos modelos numéricos que descrevem a órbita de Mimas com as observações fornecidas pela Cassini, os cientistas descobriram que suas características orbitais sutis só podem ser explicadas pela presença de um oceano escondido sob toda a superfície. Além disso, eles foram capazes de deduzir que o oceano estaria a uma profundidade entre 20 e 30 km, ou seja, uma espessura comparável à camada de gelo de Encélado.

“Mimas é uma lua pequena, com apenas cerca de 400 quilômetros de diâmetro, e a sua superfície repleta de crateras não dava qualquer indício de um oceano escondido por baixo”, disse Nick Cooper, coautor do estudo e pesquisador da Universidade Queen Mary, em Londres. "Esta descoberta adiciona Mimas a um clube exclusivo de luas com oceanos internos, incluindo Encélado e Europa, mas com uma diferença única: o seu oceano é notavelmente jovem, estimado em apenas 5 a 15 milhões de anos", afirmou.

Os pesquisadores dizem que a presença de água na lua fornece uma perspectiva única sobre os estágios iniciais da formação dos oceanos e o potencial para o surgimento de vida. Valéry Lainey, líder do estudo e pesquisador do Observatório de Paris, disse que se Mimas apresentasse água em contato com rochas quentes, ele não descartaria a existência de vida lá. Mas se o oceano oculto tiver apenas dezenas de milhões de anos, a vida pode não ter tido oportunidade de emergir, afirmou ele ao The Guardian.

Universidade Queen Mary, Observatório de Paris e The Guardian