Descobertos fósseis de um animal desconhecido que viveu antes dos dinossauros

Crânio, caixa torácica e coluna vertebral da criatura de 300 milhões de anos foram encontrados por acaso por uma professora do ensino médio
Por History Channel Brasil em 30 de Setembro de 2022 às 18:01 HS
Descobertos fósseis de um animal desconhecido que viveu antes dos dinossauros-0

A professora de ensino médio Lisa St. Coeur Cormie encontrou na costa da Ilha Prince Edward, no leste do Canadá, os restos fossilizados de um animal que viveu antes dos dinossauros. De acordo com pesquisadores, a criatura teria caminhado sobre a Terra há cerca de 300 milhões de anos. A descoberta causou surpresa no mundo científico, já que pode se tratar de uma espécie desconhecida.

Descoberta acidental

Cormie estava andando na praia quando avistou algo parecido com a raiz de uma árvore na areia. Ao examinar do que se tratava, ela descobriu a caixa torácica, a coluna vertebral e o crânio do animal. O fóssil, que mede pouco mais de meio metro, ainda guarda detalhes incríveis que permitiram aos pesquisadores determinar que o animal viveu em uma época pelo menos 50 milhões de anos anterior ao surgimento dos dinossauros.

A espécie a qual pertence o fóssil ainda não foi identificada, mas John Calder, geólogo e paleontólogo que trabalha no caso, suspeita que seja algum tipo de lagarto ou um parente próximo. Segundo ele, "poderia ser um fóssil único na árvore da vida... da cadeia de evolução dos anfíbios, dos répteis e dos mamíferos até nós". Ele ainda disse que o fóssil parece ser de um período perto do final do período Carbonífero e início do período Permiano.

Acredita-se que os dinossauros tenham surgido há cerca de 245 milhões de anos. As criaturas que vagavam pela Terra antes disso eram em grande parte tubarões, peixes ósseos, artrópodes, anfíbios, répteis e sinapsídeos. Novas análises serão feitas no fóssil para verificar se ele realmente pertence a uma espécie que ainda não foi catalogada.

Daily Mail