Encontrado um dinossauro com estômago fossilizado contendo sua última refeição

Descoberta de fóssil extremamente raro foi feita por paleontólogos no Canadá
Por History Channel Brasil em 13 de Dezembro de 2023 às 21:26 HS
Encontrado um dinossauro com estômago fossilizado contendo sua última refeição-0

Paleontólogos fizeram uma descoberta extremamente rara envolvendo um dinossauro no Canadá. A equipe, liderada por François Therrien, do Royal Tyrrell Museum, e Darla Zelenitsky, da Universidade de Calgary, encontrou um tiranossauroide fossilizado que preservava no estômago sua última refeição. Um estudo detalhando o achado foi publicado no periódico científico Science Advances.

Gorgossauro

O dinossauro em questão é um jovem exemplar fossilizado da espécie Gorgosaurus libratus, que viveu há cerca de 75,3 milhões de anos. Dentro da barriga do gorgossauro, os paleontólogos encontraram os ossos das pernas e dos pés de dois pequenos dinossauros caenagnatídeos da espécie Citipes elegans. Segundo os pesquisadores, ambos foram devorados com menos de um ano de idade.

Como os crocodilos modernos, os tiranossauros digeriam os ossos de suas presas no estômago (em vez de regurgitá-los, como fazem os pássaros). Como os pedaços dos dois Citipes estão em estágios diferentes de digestão, os pesquisadores concluíram que o conteúdo estomacal do gorgossauro representa duas refeições diferentes, ingeridas com horas ou dias de intervalo. A presença de dois animais da mesma espécie e idade no conteúdo estomacal, ingeridos em momentos diferentes, sugere que os jovens caenagnatídeos podem ter estado entre as presas preferidas dos gorgossauros juvenis.

Este espécime é o primeiro a fornecer evidências diretas de que os jovens gorgossauros tinham dietas diferentes das dos animais adultos da espécie. Com base nas marcas de dentes deixadas nos ossos, sabe-se que os adultos caçavam dinossauros megaherbívoros, como ceratopsianos (dinossauros com chifres) e hadrossauros (dinossauros com bico de pato). Os gorgossauros adultos usavam seus crânios enormes e dentes grandes para capturar presas grandes, morder ossos e raspar e rasgar a carne das carcaças, enquanto os jovens não tinham porte para devorar presas tão grandes.

Newsweek e Royal Tyrrell Museum