Exoplaneta descoberto próximo da Terra pode estar coberto de água

Batizado de TOI-1452 b, ele é um pouco maior em tamanho e massa do que o nosso planeta
Por History Channel Brasil em 25 de Agosto de 2022 às 18:01 HS
Exoplaneta descoberto próximo da Terra pode estar coberto de água-0

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta de um exoplaneta que pode ser coberto de água. Batizado de TOI-1452 b, ele orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra, distância considerada relativamente próxima. Um estudo detalhando o corpo celeste foi publicado no periódico científico The Astronomical Journal.

Planeta oceânico

Segundo os pesquisadores, o exoplaneta é um pouco maior em tamanho e massa do que a Terra. Ele está localizado a uma distância de sua estrela onde sua temperatura não seria nem muito quente nem muito fria para a existência de água líquida em sua superfície. Os astrônomos acreditam que poderia ser um “planeta oceânico”, ou seja, ele estaria completamente coberto por uma espessa camada de água, algo semelhante ao que acontece em algumas das luas de Júpiter e Saturno.

TOI-1452 b

O TOI-1452 b é provavelmente rochoso como a Terra, mas seu raio, massa e densidade sugerem um mundo muito diferente do nosso. A Terra é essencialmente um planeta muito seco: embora às vezes o chamemos de Planeta Azul (porque cerca de 70% de sua superfície é coberta pelo oceano), a água na verdade representa apenas uma fração insignificante de sua massa - menos de 1%.

Enquanto isso, a água pode ser muito mais abundante em alguns exoplanetas. Nos últimos anos, os astrônomos identificaram e determinaram o raio e a massa de muitos deles com tamanho entre o da Terra e Netuno. Alguns desses planetas têm uma densidade que só pode ser explicada se uma grande fração de sua massa for composta de materiais mais leves do que aqueles que compõem a estrutura interna da Terra, como a água. Esses mundos hipotéticos foram apelidados de “planetas oceânicos”.

TOI-1452 b
Representação artística da superfície de TOI-1452 b

“O TOI-1452 b é um dos melhores candidatos a planeta oceânico que encontramos até hoje”, disse Charles Cadieux, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Montreal. “Seu raio e massa sugerem uma densidade muito menor do que se esperaria para um planeta que é basicamente composto de metal e rocha, como a Terra”, completou. Como o planeta está em uma zona que pode ser observada pelo novo telescópio espacial James Webb, os cientistas esperam que o equipamento possa ajudar a desvendar seus mistérios.

Universidade de Montreal