Fóssil de 540 milhões de anos inédito no mundo é encontrado em Minas Gerais

Por History Channel Brasil em 08 de Abril de 2024 às 15:48 HS
Fóssil de 540 milhões de anos inédito no mundo é encontrado em Minas Gerais-0

Pesquisadores encontraram em Januária, no interior de Minas Gerais, um fóssil inédito em todo o mundo. Os restos fossilizados pertencem a uma espécie previamente desconhecida de cianobactéria de 540 milhões de anos batizada de Ghoshia januarensis. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Journal of Paleontology.

Presença de petróleo

O fóssil da Ghoshia januarensis mede apenas 10 micrômetros e só pode ser observado por meio de microscópios eletrônicos. Essa cianobactéria existiu antes que dinossauros ou animais com esqueleto caminhassem sobre a Terra. Matheus Denezine, pesquisador colaborador da Universidade de Brasília (UnB) e primeiro autor do artigo, disse a O Globo que a descoberta valida a teoria da Charles Darwin de que a vida já existia no nosso planeta há mais de 500 milhões de anos, no período Pré-Cambriano.

Segundo os pesquisadores, a Ghoshia januarensis vivia em ambiente marinho e foi identificada em calcários da formação. O fóssil da cianobactéria foi encontrado na Formação de Sete Lagoas, que fica dentro da bacia do rio São Francisco, mas que há milhões de anos fazia  parte do mar. A descoberta também levanta a possibilidade de presença de petróleo na bacia sedimentar do São Francisco.

A formação de petróleo acontece de forma longa e complexa. A nova pesquisa identificou o ponto inicial desse processo, quando a presença de matéria orgânica pode ter alcançado a temperatura suficiente para a geração de óleo. A equipe agora deve estudar se há potencial para a presença de petróleo na região.

O Globo