Humanos modernos e neandertais conviveram por quase 3 mil anos, diz estudo

A pesquisa pode ajudar a entender melhor como as espécies coexistiram e se acasalaram
Por History Channel Brasil em 14 de Outubro de 2022 às 19:53 HS
Humanos modernos e neandertais conviveram por quase 3 mil anos, diz estudo-0

Os humanos modernos podem ter coexistido com os neandertais durante um período de até quase três mil anos, de acordo com um novo estudo publicado na revista Scientific Reports. Os cientistas concentraram sua atenção na França e no norte da Espanha, onde os últimos Homo neanderthalensis teriam vivido. A pesquisa pode ajudar a entender melhor a convivência entre as duas espécies nessa região da Europa.

Coexistência e acasalamento

Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados de 56 artefatos feitos por neandertais e humanos modernos (28 para cada grupo) de dezessete sítios arqueológicos em toda a França e norte da Espanha. Eles então aplicaram o modelo de regressão linear para estimar as datas mais antigas e mais recentes em que humanos e neandertais estariam presentes em cada um desses locais.

Crânio de Neandertal
Crânio de Neandertal (Imagem: Plos, via Wikimedia Commons (CC BY 2.5))

Com base nessa modelagem, os autores estimam que os humanos modernos chegaram no local entre 42.269 e 42.653 anos atrás, enquanto os neandertais desapareceram entre 39.894 e 39.798 anos atrás. Os pesquisadores também examinaram 10 fósseis de neandertais da França e da Bélgica e concluíram que a espécie provavelmente se extinguiu na região em algum momento entre 40.870 e 40.457 anos atrás. No geral, isso sugere que os humanos modernos podem ter coexistido com seus "primos" durante um período entre 1.400 a 2.800 anos na Europa Ocidental.

Não é a primeira vez que pesquisadores sugerem que humanos modernos e neandertais conviveram na Europa durante essa época. Mas, segundo Igor Djakovic, principal autor do estudo, as novas descobertas conseguem definir com maior clareza as datas e locais onde isso aconteceu. Esse período teria sido suficiente para gerações de humanos e neandertais se conhecerem, acasalarem e compartilharem dicas de fabricação de ferramentas uns com os outros.

IFLScience e Science