Amostras do objeto espacial Ryugu contêm elementos orgânicos essenciais para a biologia terrestre
Por History Channel Brasil em 26 de Março de 2023 às 15:45 HS
Moléculas encontradas em asteroide reforçam tese de que a vida na Terra veio do espaço-0

Um estudo publicado na revista científica Nature relata que dois compostos orgânicos cruciais para a vida foram encontrados nos fragmentos do asteroide Ryugu, trazido à Terra pela NASA. A pesquisa reforça a hipótese de que certos ingredientes necessários para a vida chegaram à ao nosso planeta por meio de rochas espaciais há milhões de anos.

Ingredientes da vida

Nas amostras do Ryugu, os cientistas encontraram uracila e niacina. A uracila é uma substância presente na composição do RNA, molécula essencial que contém as instruções para a construção e funcionamento dos seres vivos. Já a niacina, também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico, é vital para o metabolismo dos organismos.

Asteroide Ryugu
Asteroide Ryugu (Imagem: JAXA, Universidade de Tóquio e colaboradores, via NASA)

A descoberta corrobora a teoria de que a Terra foi bombardeada por cometas, asteroides e meteoritos há cerca de 4,5 bilhões de anos, desencadeando a disseminação de compostos que abriram caminho para o desenvolvimento dos primeiros micróbios do planeta.

Os cientistas já haviam identificado moléculas orgânicas em meteoritos que caíram na Terra. No entanto, anteriormente não foi possível determinar com certeza se esses objetos espaciais foram ou não contaminados ao serem expostos ao ambiente terrestre após seu impacto.

Amostras do asteroide Ryugu
Amostras do asteroide Ryugu (Imagem: JAXA/Divulgação, via NASA)

“Nossa principal descoberta é que a uracila e a niacina, ambos de importância biológica, estão realmente presentes em ambientes extraterrestres e podem ter chegado à Terra primitiva como componentes de asteroides e meteoritos”, explicou Yasuhiro Oba, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Hokkaido, no Japão.

O estudo foi feito com base em amostras da superfície do asteroide Ryugu coletadas pela espaçonave japonesa Hayabusa2. Análises anteriores já haviam indicado que algumas das moléculas orgânicas identificadas no objeto espacial são mais velhas do que o Sistema Solar.

Deutsche Welle