NASA descobre um gigantesco buraco no Sol do tamanho de 30 planetas Terra

Fenômeno causou uma tempestade geomagnética que gerou auroras boreais em latitudes mais baixas do que o normal
Por History Channel Brasil em 28 de Março de 2023 às 15:27 HS
NASA descobre um gigantesco buraco no Sol do tamanho de 30 planetas Terra-0

O Observatório de Dinâmica Solar da NASA detectou algo conhecido como "buraco coronal" na superfície do Sol. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma gigantesca região escura na estrela na qual a temperatura é mais baixa. Segundo a agência espacial, essa área de menos brilho mede entre 300 e 400 mil quilômetros de largura, o que representa “cerca de 20 ou 30 Terras”.

Auroras boreais

Através desses buracos coronais, ventos solares de alta velocidade feitos de partículas eletricamente carregadas e campos magnéticos são ejetados para o espaço. O buraco atual liberou ventos superiores a 2,1 milhões de km/h, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

Esses buracos podem afetar a Terra causando tempestades geomagnéticas capazes de gerar auroras boreais em latitudes mais baixas do que o normal. Na última sexta-feira (24/03), auroras deslumbrantes provocadas pelo fenômeno foram relatadas em lugares como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Recentemente, o Observatório de Dinâmica Solar da NASA detectou outro fenômeno impressionante: o maior tornado solar já registrado. A coluna de plasma atingiu uma altura aproximada de 120 mil quilômetros, o que equivale a 14 planetas Terra empilhados. O fenômeno durou três dias.

El Español, Vice e Earth Sky