NASA: Sonda Parker faz história ao tocar o Sol pela primeira vez

Dispositivo da agência espacial dos EUA atravessou a coroa solar e colheu amostras de partículas
Por History Channel Brasil em 14 de Dezembro de 2021 às 22:38 HS
NASA: Sonda Parker faz história ao tocar o Sol pela primeira vez-0

A NASA anunciou que a Sonda Parker alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro equipamento espacial a tocar o Sol. O dispositivo atravessou a coroa solar e colheu amostras de partículas e campos magnéticos. De acordo com os pesquisadores da agência, trata-se de um salto gigantesco para a ciência.

Momento monumental para a ciência solar

"A Sonda Parker tocando o Sol é um momento monumental para a ciência solar e um marco verdadeiramente notável", disse Thomas Zurbuchen, administrador do Diretório de Missão Científica da NASA em Washington. Segundo ele, o  feito não apenas oferece percepções mais profundas sobre a evolução de nosso Sol e seus impactos em nosso sistema solar, como também nos ensina mais sobre as estrelas no resto do universo.

Sonda Parker no Sol

Lançada em 2018 para explorar os mistérios do Sol, a Sonda Parker chegou mais perto dele do que qualquer outro dispositivo. Segundo a NASA, o equipamento atravessou a coroa em abril de 2021, durante sua oitava aproximação com a atmosfera solar. Os cientistas disseram que demorou alguns meses para obter os dados do "toque" e mais alguns meses para confirmá-los.

O estudo confirmando que o dispositivo tocou no Sol foi divulgado no periódico Physical Review Letters e aceito para publicação na revista científica Astrophysical Journal. De acordo com um comunicado da NASA, a sonda entrou e saiu da coroa solar pelo menos três vezes. As próximas incursões da Parker ajudarão os cientistas a entender melhor a origem do vento solar, indicando como ele é aquecido e acelerado para o espaço.

NASA e The Guardian