O fenômeno da partenogênese facultativa já havia sido observado antes em cobras, peixes, aves e outros lagartos, mas nunca em crocodilos
Por History Channel Brasil em 17 de Junho de 2023 às 12:45 HS
“Nascimento virgem”: fêmea de crocodilo botou ovos sem a necessidade de um macho-0

Em um estudo publicado na revista Biology Letters, uma equipe de cientistas da Costa Rica documentou o primeiro caso de "nascimento virgem" em uma fêmea de crocodilo. O exemplar vivia sozinho, há mais de uma década, em um zoológico da Costa Rica chamado "Parque Reptilândia". Lá, sem a presença de um macho, o animal produziu uma ninhada de 14 ovos.

Partenogênese facultativa

Segundo os pesquisadores, este é um caso de partenogênese facultativa, uma forma de reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem a partir de óvulos não fertilizados. Esse fenômeno já havia sido registrado antes em cobras, peixes, aves e outros lagartos, mas nunca em crocodilos.

Crocodilo observa ovos eclodindo

No estudo, os pesquisadores relataram que sete dos 14 ovos produzidos pelo crocodilo na Costa Rica eram viáveis. Os zeladores do zoológico botaram esses ovos em uma incubadora, mas eles não eclodiram, então, depois de três meses, decidiram abri-los. O conteúdo de seis deles "não era discernível", mas um continha um feto totalmente formado, mas inviável. A análise genética mostrou que se tratava de uma fêmea cujo material genético era 99,9% idêntico ao da mãe.

Os cientistas acreditam que essa capacidade de autorreprodução é herdada de algum ancestral compartilhado entre aves e crocodilianos. De acordo com os pesquisadores, ambos são representantes remanescentes dos arcossauros, grupo que também incluía dinossauros e pterossauros.

Live Science