O universo pode ter a forma de uma rosquinha gigante

Observações apontadas em novo estudo revelaram anomalias estranhas que só podem ser explicadas por esse formato
Por History Channel Brasil em 09 de Abril de 2023 às 15:47 HS
O universo pode ter a forma de uma rosquinha gigante-0

Uma equipe internacional de pesquisadores, após uma série de cálculos, descobriu que o universo pode ter a forma de uma rosquinha gigante. Os cientistas chegaram a essa conclusão ao encontrar ecos do Big Bang que só poderiam ser explicados se o formato do universo fosse mais complicado. O estudo, que ainda não foi revisado por pares, foi publicado na plataforma científica arXiv.

Radiação cósmica de fundo

Até hoje, as evidências indicavam que o universo é geometricamente plano e possui uma topologia simples. Mas o novo estudo sugere que as medições anteriores erraram ao presumir que o universo possui uma única dimensão. As novas observações revelaram algumas anomalias estranhas que só poderiam ser explicadas por uma topologia mais complicada.

Os pesquisadores concluíram que o universo não é plano ao observar a radiação cósmica de fundo (RCF). Liberada quando o cosmos tinha apenas 380 mil anos de idade, ela agora alcançou mais de 42 bilhões de anos-luz de distância e apresenta pequenas oscilações de temperatura. No estudo, os astrônomos calcularam o tamanho previsto dessas flutuações e verificaram que os resultados eram diferentes em comparação com as observações anteriores

Segundo os pesquisadores, os raios emitidos pela RCF, que começaram paralelos, mudaram de direção no espaço-tempo. Assim, esse fenômeno indicaria que a geometria do universo é curva como uma rosquinha. Por enquanto, os cientistas recomendam estudos adicionais para confirmar esse conceito.

IFLScience