Astrônomos acreditam que o cometa C/2022 E3 (ZTF) poderá ser visível a olho nu
Por History Channel Brasil em 03 de Janeiro de 2023 às 09:10 HS
Objeto que não é visto desde o tempo dos neandertais volta a se aproximar da Terra-0

Um objeto espacial que se aproximou da Terra pela última vez há 50 mil anos poderá ser visto novamente em breve. Na passagem anterior do cometa C/2022 E3 (ZTF) pelo nosso planeta, os neandertais ainda não haviam sido extintos. Astrônomos acreditam que será possível observá-lo a olho nu.

Hemisfério Sul

Descoberto em março de 2022 na órbita de Júpiter, o C/2022 E3 (ZTF) foi inicialmente confundido com um asteroide, mas logo começou a brilhar como os cometas. No momento de sua descoberta, ele tinha uma magnitude de 17,3, aumentando para 10 em novembro, e espera-se que eventualmente atinja a magnitude 6 (em termos astronômicos, quanto mais baixo o grau de magnitude, maior o brilho).

O cometa atingirá o periélio (seu ponto mais próximo do Sol) em 12 de janeiro. Já a sua maior aproximação da Terra (ou perigeu) acontece em 1º de fevereiro. Se ele continuar a brilhar como está atualmente, poderá ser visível sem o auxílio de binóculos ou telescópios.

De acordo com a NASA, observadores no Hemisfério Norte poderão encontrar o cometa no céu da manhã, enquanto ele se move na direção noroeste durante o mês de janeiro. No início de fevereiro, o C/2022 E3 (ZTF) deve ficar visível para observadores no Hemisfério Sul