Pedaços do asteroide desviado por missão da NASA podem atingir Marte

Estudo também encontrou evidências de que meteoritos que atingem a Terra podem resultar de colisões entre objetos espaciais
Por History Channel Brasil em 07 de Abril de 2024 às 13:04 HS
Pedaços do asteroide desviado por missão da NASA podem atingir Marte-0

Em 2022, a NASA conseguiu mudar a trajetória do asteroide Dimorphos acertando-o com uma sonda balística. A Missão DART teve o objetivo testar uma técnica que um dia poderá ser empregada para desviar um objeto em rota de colisão com a Terra. Agora, um novo estudo aponta que os fragmentos resultantes do choque com a rocha espacial podem atingir Marte.

Crateras

Em um novo estudo publicado na plataforma arXiv, a equipe de cientistas, liderada por Marco Fenucci, matemático da Agência Espacial Europeia (ESA), calculou as rotas de 37 desses fragmentos. Os tamanhos dos pedaços do asteroide variam entre 1m e 7m de diâmetro. Felizmente, nenhum deles oferece risco de colisão com a Terra.

Os cálculos das rotas foram feitos por meio de observações do telescópio espacial Hubble. "Simulações numéricas mostram que todos os fragmentos cruzarão a órbita de Marte múltiplas vezes nos próximos 20 mil anos," escreveram os pesquisadores no estudo. "Portanto, devido aos cruzamentos de órbita ocorrendo na evolução de longo prazo, é possível que alguns dos blocos impactem Marte no futuro", afirmaram.

Segundo os pesquisadores, dependendo da intensidade, esses impactos poderiam gerar crateras no Planeta Vermelho. O estudo também encontrou evidências de que alguns meteoritos que atingem a Terra podem resultar de colisões entre asteroides grandes e pequenos.

IFLScience e Live Science