Pesquisadores anunciam descoberta de fóssil do predador mais antigo do mundo

Animal é ancestral das águas-vivas e viveu há 560 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 26 de Julho de 2022 às 21:58 HS
Pesquisadores anunciam descoberta de fóssil do predador mais antigo do mundo-0

Cientistas anunciaram a descoberta do fóssil mais antigo já encontrado de um predador. Os restos do animal, que viveu há 560 milhões de anos, foram encontrados na Floresta de Charnwood, na Inglaterra. Ele foi batizado de Auroralumina attenboroughii, nome que faz homenagem ao naturalista e comunicador britânico David Attenborough.

Registro inédito

O Auroralumina attenboroughii era uma criatura com tentáculos que vivia no fundo do mar. Segundo os pesquisadores, o animal é provavelmente um precursor dos cnidários (grupo de espécies que hoje inclui as águas-vivas). O fóssil foi encontrado em 2007, mas o estudo que apresenta a nova espécie foi publicado agora na revista Nature Ecology & Evolution.

Auroralumina attenboroughii
Imagem: Dunn, F.S., Kenchington, C.G., Parry, L.A. et al. A crown-group cnidarian from the Ediacaran of Charnwood Forest, UK. Nat Ecol Evol (2022). https://doi.org/10.1038/s41559-022-01807-x (CC BY 4.0)

Os pesquisadores dizem que o animal também é o exemplo mais antigo de um organismo com um esqueleto verdadeiro. “Ele claramente tem um esqueleto, com tentáculos densamente compactados que se mexiam na água capturando alimentos, assim como os corais e as anêmonas do mar fazem hoje", disse Frankie Dunn, do Museu de História Natural da Universidade de Oxford. “Não é nada parecido com qualquer outra coisa que encontramos no registro fóssil da época”, completou.

“Geralmente acredita-se que grupos de animais modernos como as águas-vivas apareceram 540 milhões de anos atrás na explosão cambriana. Mas esse predador é anterior a isso em 20 milhões de anos", disse Phil Wilby, um dos paleontólogos responsáveis pela descoberta. “Até agora, encontramos apenas um, mas é muito emocionante saber que deve haver outros por aí, guardando a chave para descobrirmos quando a vida complexa começou na Terra”, completou.

BBC e Administração do Distrito de Charnwood