Procedimento tem potencial para representar uma revolução no campo da medicina
Por History Channel Brasil em 20 de Outubro de 2021 às 22:37 HS
Pesquisadores conseguem transplantar rim de porco para um humano pela primeira vez-0

Uma equipe de médicos dos Estados Unidos alcançou uma conquista inédita e promissora. Os profissionais da saúde conseguiram transplantar um rim de porco para um ser humano sem provocar rejeição imediata pelo sistema imunológico do paciente pela primeira vez. O feito tem potencial para representar uma revolução no campo da medicina.

Transplante de rim

O procedimento aconteceu no NYU Langone Health, centro médico associado à Universidade de Nova York. A cirurgia foi conduzida em uma paciente com morte cerebral. Ela era uma doadora de órgãos cuja família concedeu permissão para a realização do experimento.

Rim permaneceu fora do corpo da paciente

Durante o experimento (que durou 54 horas), o rim permaneceu fora do corpo da paciente para que os cirurgiões puderam observar o órgão e colher amostras de tecido. Embora o rim não tenha sido implantado internamente, foi possível testar se o órgão seria rejeitado. Problemas com transplantes de animais para humanos normalmente se desenvolvem em regiões nas quais o sangue humano se conecta com o tecido animal, como nos vasos sanguíneos.

Para o transplante, a equipe usou o rim de um porco cujos genes foram modificados para que ele não produzisse uma enzima chamada alfa-galactosidase, capaz de provocar rejeição de órgãos. Os pesquisadores acreditam que esse tipo de animal geneticamente alterado também possa fornecer válvulas cardíacas a enxertos de pele para pacientes humanos. Segundo o Dr. Robert Montgomery, que liderou o estudo, o experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal em breve.

Live Science e CNN