Pesquisadores criam mapa em alta resolução com detalhes incríveis de Marte

Projeto combina mais de três mil imagens produzidas por um equipamento a bordo da sonda Hope
Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2023 às 15:45 HS
Pesquisadores criam mapa em alta resolução com detalhes incríveis de Marte-0

Uma equipe de pesquisadores apresentou um novo mapa em alta resolução que mostra detalhes impressionantes de Marte. O trabalho foi feito com base em imagens captadas por uma missão enviada ao Planeta Vermelho pelos Emirados Árabes Unidos. O resultado poderá ajudar a entender melhor o ambiente de outros planetas, inclusive a Terra.

Milhares de imagens

O mapa colorido combina mais de três mil observações produzidas por um equipamento a bordo da sonda Hope, principal instrumento da missão. Ele foi criado ao longo de dois anos por pesquisadores que juntaram as milhares de imagens como um quebra-cabeças gigante. O projeto foi executado por cientistas da New York University Abu Dhabi (NYUAD) e do Centro de Ciências Espaciais dos Emirados Árabes Unidos.

Mapa de Marte
Imagem: NYUAD/Divulgação

Segundo os pesquisadores, o mapa mostra regiões e características do Planeta Vermelho em resolução excepcional, destacando todas as suas principais características. Calotas polares, montanhas, vulcões, remanescentes de rios antigos, lagos, vales e crateras de impacto estão perfeitamente visíveis. O mapa permitirá aos cientistas aprender sobre mudanças no clima que podem alterar o ambiente dos planetas, fornecendo informações que também poderão ajudar nos estudos climáticos sobre a Terra.

Planejamos disponibilizar nosso mapa para todo o planeta, como parte do novo e mais avançado Atlas de Marte, no qual estamos trabalhando, e estará disponível em inglês e árabe assim que publicado", disse Dimitra Atri, pequisador da NYUAD e líder do projeto. "A esperança é que essa acessibilidade o torne uma ótima ferramenta para pesquisadores e também estudantes aprenderem mais sobre Marte, além de mostrar as possibilidades que o setor espacial nos Emirados Árabes Unidos pode oferecer”, completou.

NYUAD