Batizado de Ibirania parva, o animal viveu há cerca de 80 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 16 de Setembro de 2022 às 21:23 HS
Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro anão no interior de São Paulo-0

Cientistas brasileiros descobriram uma nova espécie de dinossauro anão. Batizado de Ibirania parva, o animal viveu há cerca de 80 milhões de anos onde hoje se situa a cidade de Ibirá, no interior de São Paulo. Medindo entre 5 e 6 metros de comprimento, ele era um saurópode do grupo dos titanossauros.

Titanossauro anão

A descoberta é tema de um estudo publicado na revista científica Ameghiniana. Os fósseis do animal  foram encontrados na Formação São José do Rio Preto, no noroeste paulista. Devido a algumas características únicas, como a estrutura das vértebras, os cientistas suspeitaram que ele pudesse pertencer a uma espécie que ainda não havia sido descrita.

O estudo foi liderado por Bruno Navarro, da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a paleontóloga Aline Ghilardi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o nome do animal é uma junção das palavras ‘Ibirá’ (que além de batizar a cidade, significa "árvore" em tupi) e ‘ania’, que em grego quer dizer “caminhante, peregrino”. Já parva é ‘pequeno’ em latim.

Ao analisar os fósseis, os pesquisadores constataram que os ossos, apesar de pequenos, pertenciam a um animal adulto. Essa é a primeira espécie anã de titanossauro documentada no continente americano. “O nanismo observado no Ibirania parva está associado à evolução de uma fauna endêmica em resposta às condições ambientais da Formação São José do Rio Preto, caracterizada por períodos prolongados de estiagem”, disseram os paleontólogos.

Estadão e Sci.News
Navarro et al., doi: 10.5710/AMGH.25.08.2022.3477.