Pesquisadores encontram fósseis do mais antigo megapredador marinho

O Lorrainosaurus keileni era um réptil marinho que dominou os oceanos há cerca de 170 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2023 às 13:04 HS
Pesquisadores encontram fósseis do mais antigo megapredador marinho-0

Há 40 anos, os fósseis de um réptil marinho pré-histórico foram descobertos no nordeste da França. Agora, esses restos foram finalmente identificados de forma correta por uma equipe internacional de paleontólogos. O animal pertence a uma espécie previamente desconhecida de megapredador que dominava os oceanos há cerca de 170 milhões de anos.

Lorrainosaurus keileni

Em um estudo publicado em 1994, o animal havia sido classificado de forma equivocada como pertencente a um grupo de pliossauros chamado Simolestes, sendo batizado de S. keileni. Posteriormente, pesquisadores descobriram que o espécime possuía várias características que não se encaixavam com outros Simolestes. Após novos estudos, foi determinado que o espécime pertencia a um grupo previamente desconhecido de pliossauros.

Assim, o animal recebeu uma nova classificação e foi rebatizado como Lorrainosaurus keileni. Segundo os pesquisadores, o animal viveu há cerca de 170 milhões de anos. Medindo cerca de seis metros de comprimento, seu corpo era impulsionado por quatro membros em forma de nadadeiras. Além disso, ele contava com uma poderosa mandíbula com cerca de 1,3 metro de comprimento.

“O Lorrainosaurus keileni foi um dos primeiros pliossauros verdadeiramente enormes”, disse o Sven Sachs, paleontólogo do Naturkunde-Museum Bielefeld. “Ele deu origem a uma dinastia de megapredadores de répteis marinhos que dominaram os oceanos por cerca de 80 milhões de anos”, completou.

Live Science e Sci News