A vida em nosso Sistema Solar pode ter começado em Marte, diz estudo

Pesquisadores acreditam que seres vivos podem ter se desenvolvido no Planeta Vermelho antes do que na Terra
Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2022 às 19:10 HS
A vida em nosso Sistema Solar pode ter começado em Marte, diz estudo-0

Apesar de Marte ser conhecido como Planeta Vermelho, o local já foi azul. Um novo estudo indica que, há cerca de 4,5 bilhões de anos, havia água suficiente para que a superfície marciana fosse coberta por um oceano de 300 metros de profundidade. Isso pode indicar que a vida em nosso Sistema Solar floresceu pela primeira vez por lá.

A vida surgiu primeiro em Marte?

“Nessa época, Marte foi bombardeado com asteroides cheios de gelo. Isso aconteceu nos primeiros 100 milhões de anos da evolução do planeta", explicou Martin Bizzarro, do Centro de Formação de Estrelas e Planetas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. "Outro ângulo interessante é que os asteroides também carregavam moléculas orgânicas que são biologicamente importantes para a vida”, disse o professor.

Segundo o estudo, isso aconteceu nos primeiros 100 milhões de anos de Marte, gerando condições para o surgimento de vida no Planeta Vermelho. Por outro lado, algo catastrófico aconteceu para a vida potencial na Terra no mesmo período. "Acredita-se que houve uma colisão gigantesca entre a Terra e outro planeta do tamanho de Marte. Foi uma colisão energética que formou o sistema Terra-Lua e, ao mesmo tempo, eliminou toda a vida em potencial na Terra”, disse Martin Bizzarro.

Por essas razões, os pesquisadores acreditam que as condições que permitiram o surgimento da vida estavam presentes em Marte muito antes da Terra. Recentemente, um outro estudo havia apresentado evidências de que o Planeta Vermelho já abrigou um oceano gigante em um passado remoto e que o local seria propício para que a vida florescesse.

Universidade de Copenhague