Astrônomos descobrem o maior buraco negro estelar da galáxia

Objeto também está situado próximo da Terra, a "apenas" dois mil anos-luz de distância
Por History Channel Brasil em 16 de Abril de 2024 às 15:54 HS
Astrônomos descobrem o maior buraco negro estelar da galáxia-0

Astrônomos identificaram o maior buraco negro estelar já descoberto na Via Láctea. O objeto foi detectado pela missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) devido a um movimento de "oscilação" estranho que ele impõe à estrela companheira que o orbita. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Astronomy and Astrophysics.

Gaia BH3

O buraco negro recém-descoberto foi batizado de Gaia BH3, ou BH3. Segundo os pesquisadores, sua massa é 33 vezes superior à do Sol. Até agora, o maior buraco negro estelar conhecido na nossa Galáxia era o Cygnus X-1, que atinge 21 massas solares. Os astrônomos dizem ainda que o objeto está extremamente próximo de nós: ele fica a "apenas" dois mil anos-luz de distância, na constelação da Águia, sendo o segundo buraco negro mais próximo da Terra já identificado.

Buracos negros estelares da Via Láctea
Comparação entre os buracos negros estelares da Via Láctea em termos de massas solares (Imagem: ESO/M. Kornmesser/Divulgação)

Os buracos negros estelares formam-se a partir do colapso de estrelas de grande massa e os anteriormente identificados na Via Láctea são, em média, cerca de 10 vezes mais massivos que o Sol. "Ninguém esperava encontrar um buraco negro de grande massa nas proximidades do Sol, que ainda não tivesse sido detectado", disse Pasquale Panuzzo, membro da missão Gaia e astrônomo do Observatório de Paris, na França. "Este é o tipo de descoberta que se faz uma vez na vida”, completou.

Os pesquisadores esclarecem que esse não é o maior buraco negro existente na nossa galáxia. Esse título pertence a Sagitário A*, o buraco negro supermassivo situado no centro da Via Láctea, que tem cerca de quatro milhões de vezes a massa do Sol. No entanto, Gaia BH3 é o buraco negro de maior massa formado a partir do colapso de uma estrela na Via Láctea.

Observatório Europeu do Sul