Descoberta a origem da explosão mais brilhante já vista no espaço

Astrônomos desvendaram o mistério por trás do fenômeno registrado em 2022
Por History Channel Brasil em 13 de Abril de 2024 às 16:05 HS
Descoberta a origem da explosão mais brilhante já vista no espaço-0

Em outubro de 2022, uma equipe internacional de pesquisadores observou a mais brilhante explosão de raios gama já registrada. Considerado pelos astrônomos como um episódio histórico, o fenômeno foi batizado de GRB 221009A. Agora, um novo estudo publicado no periódico Nature Astronomy desvendou o mistério por trás da ocorrência.

Mais um mistério

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, confirmou que o fenômeno foi causado pelo colapso e subsequente explosão de uma estrela massiva (ou supernova). A descoberta foi feita por meio de dados do Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA. Mas, enquanto um mistério foi desvendado, outro se aprofundou.

Inicialmente, os pesquisadores especularam que evidências de elementos pesados, como platina e ouro, poderiam residir dentro da supernova recém-descoberta. No entanto, a busca não encontrou a assinatura que acompanha tais elementos. A origem dos elementos pesados no universo continua a ser uma das maiores questões em aberto da astronomia.

"Quando confirmamos que o GRB foi gerado pelo colapso de uma estrela massiva, isso nos deu a oportunidade de testar uma hipótese sobre como alguns dos elementos mais pesados do universo são formados," disse Peter Blanchard, pesquisador da Northwestern e líder do estudo. "Não vimos assinaturas desses elementos pesados, sugerindo que GRBs extremamente energéticos não produzem esses elementos. Isso não significa que todos os GRBs não os produzem, mas é uma informação chave conforme continuamos a entender de onde vêm esses elementos pesados", afirmou.

Universidade Northwestern