Descoberto "mundo perdido" formado por ancestrais de todas as plantas e animais

Criaturas que viveram há 1,6 bilhão de anos podem ter sido os primeiros predadores em nosso planeta
Por History Channel Brasil em 09 de Junho de 2023 às 15:42 HS
Descoberto "mundo perdido" formado por ancestrais de todas as plantas e animais  -0

Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália (ANU) anunciaram a descoberta de um "mundo perdido" formado por organismos que viveram nos cursos d'água terrestres há mais de 1,6 bilhão de anos e foram ancestrais de todas as plantas e animais. Batizadas de "Biota Protosterol", essas criaturas microscópicas pertenciam a uma família dos eucariontes, seres caracterizados por sua estrutura celular complexa contendo mitocôndrias e um núcleo. Um estudo detalhando o tema foi publicado na revista científica Nature.

Primeiros predadores

A descoberta sugere que essas criaturas podem ter sido os primeiros predadores em nosso planeta, caçando e devorando bactérias. Esses organismos, que habitavam ecossistemas marinhos em todo o mundo, provavelmente desempenharam um papel vital na formação dos ecossistemas da Terra ao longo de sua história. Surpreendentemente, eles existiam mais de um bilhão de anos antes do surgimento de qualquer forma de vida animal ou vegetal.

"Restos moleculares da Biota Protosterol encontrados em rochas com 1,6 bilhão de anos parecem ser os vestígios mais antigos de nossa própria linhagem, antecedendo até mesmo o Último Ancestral Comum Eucariótico (LUCA, na sigla em inglês)", disse Benjamin Nettersheim, líder do estudo. "Essas criaturas antigas eram abundantes em ecossistemas marinhos em todo o mundo e provavelmente moldaram os ecossistemas ao longo da história da Terra", completou.

Para fazer essa descoberta, a equipe analisou moléculas de gordura fossilizadas preservadas em uma rocha com 1,6 bilhão de anos, originária do fundo do oceano próximo ao Território do Norte, na Austrália. Essas moléculas antigas possuíam uma estrutura química primitiva, sugerindo a existência de criaturas complexas que precederam o LUCA e se extinguiram posteriormente. O estudo traz uma nova perspectiva sobre os estágios iniciais da vida na Terra, abrindo caminho para uma exploração sobre as origens de organismos complexos e a dinâmica dos ecossistemas antigos.

Universidade Nacional da Austrália, via EurekAlert e Vice