Animal pré-histórico aterrorizava os mares há 72 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 22 de Dezembro de 2023 às 13:04 HS
“Dragão azul”: Fóssil de criatura marinha totalmente diferente surpreende cientistas-0

Pesquisadores encontraram no Japão os fósseis de uma espécie previamente desconhecida de mosassauro, uma criatura marinha pré-histórica. O animal ganhou o nome científico de Megapterygius wakayamaensis e foi apelidado de Wakayama Soryu (que significa "Dragão Azul"). Segundo os pesquisadores, esse ser, diferente de outros da mesma espécie, aterrorizou os mares da região há 72 milhões de anos.

Os fósseis foram encontrados em 2006 ao longo do rio Aridagawa, em Wakayama, por Akihiro Misaki, coautor de um novo estudo que descreve a espécie, publicado no periódico científico Journal of Systematic Palaeontology. Segundo Takuya Konishi, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, trata-se do esqueleto mais completo de um mosassauro já encontrado no Japão ou no noroeste do Pacífico. "Neste caso, é quase um espécime inteiro, o que é surpreendente”, afirmou.

Fósseis do mosassauro
Fósseis do mosassauro (Imagem: Graphic/Takuya Konishi/Universidade de Cincinnati/Divulgação)

Segundo Konishi, o espécime japonês tem características únicas que desafiam uma classificação simples. Ao contrário de outros mosassauros, ou grandes répteis marinhos extintos, o Dragão Azul tinha uma barbatana dorsal como a de um tubarão que o teria ajudado a girar com rapidez e precisão na água. Além disso, nadadeiras traseiras extralongas podem ter ajudado o animal na propulsão em conjunto com sua longa cauda.

“Achei que já os conhecia (mosassauros) muito bem”, disse Konishi. “Mas, imediatamente percebi que era algo que eu nunca tinha visto antes”, afirmou. “Não temos nenhum análogo moderno que tenha esse tipo de morfologia corporal – de peixes a pinguins e tartarugas marinhas”, continuou. “Nenhum deles tem quatro nadadeiras grandes que usavam em conjunto com uma barbatana caudal”, completou.

Universidade de Cincinnati