Daqui a cinco bilhões de anos o Sol deve fazer a mesma coisa com a Terra e seus vizinhos
Por History Channel Brasil em 04 de Maio de 2023 às 15:28 HS
Evidências de uma estrela devorando um planeta são encontradas pela primeira vez-0

Ao observar o ciclo de vida das estrelas, há muito tempos os astrônomos sabem que, ao morrer, elas se expandem e engolem planetas próximos. Apesar disso, esse fenômeno nunca havia sido observado pela ciência. Agora, pela primeira vez, pesquisadores dos Estados Unidos encontraram evidências diretas desse fenômeno.

Planeta devorado

Usando dados do Observatório Internacional Gemini, os pesquisadores do NOIRLab detectaram a explosão de uma estrela na Via Láctea, a cerca de 13 mil anos-luz da Terra. Segundo os astrônomos, ela tornou-se 100 vezes mais brilhante apenas 10 dias antes de desaparecer. Depois disso, houve um flash branco quente seguido por um sinal mais frio e duradouro, algo que indicaria um planeta sendo devorado.

Estrela devorando um planeta
Imagem: International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA/P. Marenfeld/Divulgação, via EurekAlert

A explosão durou aproximadamente 100 dias e as características de sua curva de luz, bem como o material ejetado, deram aos astrônomos uma visão da massa da estrela e de seu planeta engolfado. A partir dessa análise, a equipe estimou que a estrela tinha cerca de 0,8 a 1,5 vezes a massa do nosso Sol, enquanto o planeta engolido tinha de 1 a 10 vezes a massa de Júpiter.

“Essas observações fornecem uma nova perspectiva para encontrar e estudar bilhões de estrelas em nossa Via Láctea que já consumiram seus planetas”, disse Ryan Lau, astrônomo do NOIRLab e coautor do estudo, publicado na revista Nature. Algo parecido provavelmente irá acontecer com a Terra quando nosso Sol começar a morrer em cerca de cinco bilhões de anos. Quando isso acontecer, a estrela deve se expandir e engolir nosso planeta e seus vizinhos.

ASSOCIATION OF UNIVERSITIES FOR RESEARCH IN ASTRONOMY (AURA), via EurekAlert