Fóssil de gigantesco "tiranossauro do mar" é encontrado na Inglaterra

Crânio fossilizado do animal mede cerca de 2m de comprimento e conta com uma mandíbula que ostenta 130 dentes afiados
Por History Channel Brasil em 11 de Dezembro de 2023 às 15:55 HS
Fóssil de gigantesco "tiranossauro do mar" é encontrado na Inglaterra-0

Os restos de um gigantesco réptil marinho foram encontrados por acaso na costa de Dorset, na Inglaterra. Trata-se do crânio fossilizado de um pliossauro, predador que viveu há cerca de 150 milhões de anos nas águas da região. Um dos cientistas responsáveis pela descoberta classificou o animal como um  "tiranossauro subaquático" (embora ele não seja um dinossauro).

Mandíbula mortal

A descoberta foi feita por Phil Jacobs, um entusiasta de fósseis que caminhava na praia da Costa Jurássica, no sul da Inglaterra. Ele se deparou com a ponta do focinho do pliossauro caído no cascalho e avisou seu amigo, o paleontólogo Steve Etches. Com a ajuda de drones, os pesquisadores encontraram o resto do crânio alojado em um penhasco.

O fóssil do crânio de pliossauro mede cerca de 2m de comprimento e conta com uma mandíbula que ostenta 130 dentes afiados. Segundo os pesquisadores, o animal era capaz de matar suas presas com apenas uma mordida. Estima-se que essas enormes criaturas marinhas pudessem atingir até 12m de comprimento.

“O animal deve ter sido tão grande que acredito que ele seria capaz de atacar eficazmente qualquer coisa que tivesse a infelicidade de cruzar o seu caminho”, disse Andre Rowe, da Universidade de Bristol, em entrevista à BBC. "Não tenho dúvidas de que era como um T. rex subaquático", completou. Embora esses animais tenham sido contemporâneos dos dinossauros, eles tinham maior parentesco com os atuais lagartos e cobras.

BBC