Pesquisadores descobrem estruturas ocultas abaixo da superfície da Lua

A sonda chinesa Yutu-2 conseguiu fazer um mapeamento inédito das camadas do subsolo lunar
Por History Channel Brasil em 21 de Setembro de 2023 às 15:45 HS
Pesquisadores descobrem estruturas ocultas abaixo da superfície da Lua-0

A sonda chinesa Yutu-2, parte da missão Chang'e-4 que explora o lado oculto da Lua desde 2019, fez um mapeamento inédito das camadas do subsolo lunar a uma profundidade de 300 metros. Assim, o equipamento foi capaz de detectar estruturas naturais até então desconhecidas sob a superfície do satélite natural da Terra. A descoberta foi revelada em um estudo publicado no periódico científico Journal of Geophysical Research: Planets.

Os cientistas conseguiram mapear o subsolo lunar por meio de um sistema de radar que penetra no solo, equipamento a bordo da Yutu-2. Os resultados indicaram a existência de de múltiplas camadas de poeira, solo e rochas, além de uma grande cratera formada após o impacto de um objeto grande na Lua. Além disso, em maior profundidade, encontraram até cinco camadas distintas de lava acumuladas ao longo de milhões de anos.

De acordo com a teoria mais aceita, a Lua se formou há 4.510 milhões de anos, quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra e expeliu um grande fragmento de nosso planeta no espaço. Posteriormente, a Lua continuou sendo bombardeada por objetos por aproximadamente mais 200 milhões de anos. Alguns desses impactos causaram rachaduras na superfície lunar.

Assim como a Terra, naquela época, o manto da Lua continha bolsões de magma, material derretido que se infiltrou nas fendas recém-formadas, resultando em uma série de violentas erupções vulcânicas. Os novos dados coletados pela missão Chang'e-4 indicam que esse processo abrandou ao longo do tempo, como já se suspeitava. Acredita-se que a atividade vulcânica lunar tenha se encerrado há cerca de 1 bilhão de anos, e, por esse motivo, a Lua é frequentemente considerada “geologicamente morta”.

No entanto, há evidências de atividade vulcânica isolada de apenas cerca de 100 milhões de anos atrás. Jianqing Feng, autor do novo estudo e pesquisador do Instituto de Ciências Planetárias em Tucson, nos Estados Unidos, acredita que a Lua ainda pode conter magma em suas profundezas.

Live Science e ABC.es