Poeira espacial que cai na Terra poderia conter sinais de vida, diz estudo

Pesquisadores acreditam que grãos ejetados por impactos de asteroides em mundos distantes poderiam transportar microrganismos
Por History Channel Brasil em 27 de Março de 2023 às 11:56 HS
Poeira espacial que cai na Terra poderia conter sinais de vida, diz estudo-0

Um novo estudo sugere que a poeira espacial pode ser um bom local para procurar por vida extraterrestre. Esse material é capaz de percorrer grandes distâncias e por períodos de tempo extremamente longos através da galáxia. Em teoria, ele poderia conter sinais diretos ou indiretos de vida do como fósseis de microrganismos, segundo os pesquisadores.

Grãos ejetados

A ideia básica é que grandes impactos de asteroides em planetas distantes podem fazer com que o material do solo seja ejetado para o espaço. Há uma chance de que microrganismos recentemente falecidos ou mesmo fossilizados podem estar contidos em algum material rochoso que tenha se desprendido de seu mundo original. “Proponho que estudemos grãos bem preservados ejetados de outros mundos em busca de possíveis sinais de vida”, disse o astrônomo Tomonori Totani, professor da Universidade de Tóquio, no Japão, e líder do estudo.

Poeira espacial
Poeira espacial (Imagem: NASA/Divulgação)

“A busca por vida fora do nosso sistema solar normalmente significa uma procura por sinais de comunicação, o que indicaria vida inteligente, mas exclui qualquer vida pré-tecnológica", disse o pesquisador. "Ou a busca é por assinaturas atmosféricas que possam sugerir vida, mas sem confirmação direta sempre pode haver uma explicação que não requer vida. No entanto, se houver sinais de vida nos grãos de poeira, não apenas podemos ter certeza, mas também descobri-los em breve”, completou.

Segundo Totani, grãos medindo cerca de 1 micrômetro (um milésimo de milímetro) poderiam não apenas hospedar um espécime de um organismo unicelular, como também poderiam potencialmente escapar completamente de seu sistema solar hospedeiro e, nas circunstâncias certas, talvez até alcançar a Terra. O pesquisador estima que 100 mil desses grãos podem cair no nosso planeta todos os anos. "Considerando que há muitas incógnitas envolvidas, essa estimativa pode ser muito alta ou muito baixa, mas os meios para explorá-los já existem, então parece uma busca que vale a pena", afirmou.

Universidade de Tóquio