Amostras trazidas por astronautas da NASA revelam a verdadeira idade da Lua

Novas análises do material coletado em 1972 apontam que o satélite natural é mais velho do que se pensava
Por History Channel Brasil em 23 de Outubro de 2023 às 16:00 HS
Amostras trazidas por astronautas da NASA revelam a verdadeira idade da Lua-0

Novas análises de amostras de cristais lunares coletadas em 1972 por astronautas da Missão 17, da NASA, ajudaram a estimar a idade da Lua com maior precisão. De acordo com os pesquisadores, o satélite natural da Terra é pelo menos 40 milhões de anos mais velho do que se imaginava. A descoberta é tema de um estudo publicado no periódico científico Geochemical Perspectives Letters.

Colisão violenta

De acordo com a teoria mais aceita, a Lua se formou quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra e expeliu um grande fragmento de nosso planeta no espaço. Quando isso aconteceu, a energia do impacto derreteu a rocha que eventualmente se tornou a superfície da Lua. Segundo os autores do novo estudo, os cristais analisados no novo estudo foram formados após o arrefecimento do oceano de magma lunar resultante do processo.

Astronauta Harrison Schmitt  coleta amostras do solo lunar
Astronauta Harrison Schmitt  coleta amostras do solo lunar durante a missão Apollo 17 (Imagem: NASA/Domínio Público, via EurekAlert)

“Esses cristais são os sólidos mais antigos conhecidos que se formaram após o impacto gigante. E porque sabemos a idade desses cristais, eles servem como uma âncora para a cronologia lunar”, disse Philipp Heck, pesquisador da Universidade de Chicago e autor sênior do estudo. Segundo as novas análises desse material, a colisão que resultou na formação da Lua aconteceu há pelo menos 4,46 bilhões de anos.

“É incrível poder ter provas de que a rocha que você está segurando é o pedaço mais antigo da Lua que encontramos até agora. É um ponto de ancoragem para muitas questões sobre a Terra. Quando você sabe a idade de algo, pode entender melhor o que aconteceu com ele em sua história”, disse Jennika Greer, pesquisadora da Universidade de Glasgow e líder do estudo.

Field Museum, via EurekAlert